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Descrição

Este curso tem como objetivo capacitar os participantes a compreender e aplicar a gestão do conhecimento como base para impulsionar a inovação nas organizações. Serão explorados estudos de caso, abordando estratégias e práticas de gestão do conhecimento. Busca capacitar os participantes a promover uma cultura de aprendizado e colaboração, identificar e mapear o conhecimento crítico, estimular a inovação baseada no conhecimento, implementar ferramentas e tecnologias de gestão do conhecimento, desenvolver habilidades de liderança e gestão do conhecimento, avaliar resultados e medir impacto. Ao final do curso, os participantes estarão preparados para utilizar o conhecimento organizacional de forma eficaz, promovendo a inovação e criando valor sustentável através da gestão do conhecimento.




PÚBLICO ALVO

  • Profissionais de diferentes áreas e níveis hierárquicos, interessados em promover a inovação e o desenvolvimento organizacional por meio da gestão do conhecimento. Gestores, líderes de equipes, consultores, empreendedores e profissionais de áreas como recursos humanos, desenvolvimento de negócios, inovação e pesquisa e desenvolvimento.


  • Profissionais que desejam adquirir uma compreensão aprofundada dos conceitos e práticas de gestão do conhecimento, bem como aqueles que já possuem algum conhecimento prévio e buscam aprimorar suas habilidades e conhecimentos específicos na área.


  • Os participantes podem ser tanto de organizações públicas quanto privadas, de pequeno, médio ou grande porte, interessados em impulsionar a inovação, promover uma cultura de aprendizado contínuo e explorar formas de utilizar o conhecimento como um recurso estratégico para o sucesso organizacional.




Conteúdo Programático


INTRODUÇÃO


1: Introdução à Gestão do Conhecimento

  •         Conceitos e fundamentos da gestão do conhecimento
  •         Importância da gestão do conhecimento para a inovação
  •         Tipos de conhecimento e sua aplicação nas organizações

 

2: Estratégias e Práticas de Gestão do Conhecimento

  •         Captura, codificação e compartilhamento de conhecimento
  •         Comunidades de prática e redes de conhecimento
  •         Gestão do conhecimento em ambientes virtuais e colaborativos

 

3: Cultura Organizacional e Aprendizado Contínuo

  •         Construção de uma cultura de aprendizado e colaboração
  •         Incentivo à troca de conhecimento e colaboração entre equipes
  •         Estímulo à experimentação e ao aprendizado com os erros

 

4: Identificação e Mapeamento do Conhecimento Crítico

  •         Métodos para identificar conhecimento crítico nas organizações
  •         Técnicas de mapeamento do conhecimento e competências-chave
  •         Gestão de talentos e sucessão para preservar o conhecimento

 

5: Inovação Baseada no Conhecimento

  •         Utilização do conhecimento organizacional para impulsionar a inovação
  •         Técnicas de geração de ideias e soluções inovadoras
  •         Desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados através do conhecimento

 

6: Ferramentas e Tecnologias de Gestão do Conhecimento

  •         Plataformas e sistemas de gestão do conhecimento
  •         Ferramentas colaborativas e de compartilhamento de conhecimento
  •         Inteligência artificial e análise de dados aplicados à gestão do conhecimento

 

7: Liderança e Gestão do Conhecimento

  •         Papel do líder na promoção da gestão do conhecimento
  •         Habilidades de liderança para facilitar o compartilhamento de conhecimento
  •         Criação de equipes de alto desempenho orientadas pelo conhecimento


8: Avaliação e Mensuração do Impacto

  •         Métodos de avaliação do sucesso da gestão do conhecimento
  •         Indicadores de desempenho e métricas para medir o impacto da inovação
  •         Feedback e melhoria contínua na gestão do conhecimento



Atividades/ Cases / Exercícios
  •         Análise de casos práticos: identificação de estratégias utilizadas, os desafios enfrentados e os resultados obtidos, promovendo discussões em grupo e compartilhando insights.
  •         Mapeamento do conhecimento em uma organização
  •         Comunidades de prática
  •         Construção de um ambiente virtual de compartilhamento de conhecimento
  •         Desenvolvimento de uma estratégia de inovação baseada no conhecimento
  •         Case: Implementação de uma plataforma de aprendizagem corporativa



Formas de Pagamento

PIX, Boleto bancário, transferência, Empenho ou Cartão de crédito + (taxa adm).


Carga Horária | 12 Horas – 3 Sessões de 4 Horas



PERÍODO DE INSCRIÇÃO

10/07/2023 – 31/10/2023

Inscreva-se

Detalhes do curso:

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Investimento:


Não associado: R$ 2.125,00


Associado posterior à 01/01/2021

R$ 1.700,00 (Desconto de 20%)


Associado anterior à 31/12/2020

R$ 1.487,00(Desconto de 30%)


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Informações Gerais

Modalidade: 100% On-line - ao vivo

Carga Horária | 12 horas

6, 7 e 10 de novembro de 2023

Início: 6/11/23

Término: 10/11/23

Horário: 08:00 às 12:00

Inscreva-se

Docente:

Luciel Henrique de Oliveira


Pós-Doutorado (2007) em Gestão Estratégica da Inovação (CTI Renato Archer-MCTI); Doutor em Administração pela EAESP/Fundação Getúlio Vargas (1998), Mestre em Administração pela UFLA (1992) e graduação em Eng. Agronômica pela UFLA (1987). Experiência nas áreas de Operações, Logística, Inovação; Agronegócios; Fatores ESG; Gestão de Projetos e Gestão de serviços. Membro da ANPAD e da ANGRAD. Professor da PUC Minas, do UNIFAE/SP, da FACAMP e da escola de extensão da UNICAMP.



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